Dia-de-quem-cuida-de-mil

Dia de Quem Cuida de Mim: Inclusão no Dia das Mães

A nomenclatura “Dia de Quem Cuida de Mim, ao invés de “Dia das Mães” é uma proposta inclusiva adotada por muitas escolas para acolherem as distintas configurações familiares.

A alteração no nome é simples, porém bastante significativa. Muitas crianças ficam deslocadas nessa época do ano e esse simples gesto abrange a data para homenagear também pessoas importantes e presentes na criação dos alunos, além da possibilidade de contemplar a diversidade das estruturas familiares.

A ideia não é excluir a comemoração com as mães e/ou pais, mas destacar a importância de olhar com mais cautela para um espaço que abriga tantas outras biografias.

É essencial para a sociedade respeitar a pluralidade valorizando-a no meio coletivo, dessa forma ensinamos os pequenos que o mundo é um lugar para todos e que as diferenças existem e nos enriquecem de diversas maneiras.

Como você trabalha com essa data na sua escola? Aproveite o tema e confira em nosso canal do Youtube um vídeo com o passo a passo com uma linda lembrancinha para fazer com os seus alunos para presentear as pessoas que amamos em datas como essa:

https://www.youtube.com/watch?v=fsu_AHRAWb0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *