Banner Libras

Conheça 3 benefícios de aprender Libras

Aprender um novo idioma pode abrir várias portas no mercado de trabalho, principalmente para quem ainda não tem um diploma de curso superior. Entre os cursos mais procurados, destacam-se o inglês e o espanhol, porém, o mercado tem oferecido oportunidades para quem sabe se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o segundo idioma oficial do Brasil.

Mais do que facilitar a comunicação de quem tem deficiência auditiva, o aprendizado de Libras contribui para o desenvolvimento de aspectos emocionais e sociais de qualquer pessoa, ajudando ainda na sua evolução profissional. Isso porque a procura por profissionais capacitados para se comunicar por meio da linguagem de sinais está em pleno crescimento em diversas áreas.

Portanto, aprender Libras, ao contrário do que muitos imaginam, não é só para aqueles que possuem algum grau de surdez ou convivem com um deficiente auditivo. O idioma abre portas para todos e, acima de tudo, promove a inclusão. Confira abaixo 3 motivos para investir no aprendizado de Libras.

1° Oferece mais oportunidades no mercado de trabalho

Você conhece algum profissional de Libras? Pois saiba que está cada vez mais difícil encontrar pessoas capacitadas para se comunicar pela linguagem de sinais. O domínio de Libras é um diferencial no currículo, já que os profissionais da área estão escassos e são mais requisitados pelas empresas dos mais variados serviços públicos e privados. Além disso, aprender a se comunicar por meio de sinais contribui ainda mais para o seu enriquecimento cultural.

2° Contribui para uma sociedade mais inclusiva

Mais de 9 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Essa parcela da população tem como primeiro idioma a Língua Brasileira de Sinais e depende dela para se expressar e comunicar. Entretanto, por mais que existam políticas públicas que auxiliam na inclusão dos deficientes auditivos, ainda existem desafios pelo caminho justamente pela falta de profissionais capacitados em escolas e empresas, por exemplo, que dariam a eles novas perspectivas e oportunidades. A comunicação com essas pessoas é o que as insere no cotidiano comum, pois nos faz conhecer melhor seus estilos de vida, hábitos e desafios, o que nos torna mais empáticos e nos aproxima.

3° Ajuda o desenvolvimento do raciocínio

Aprender a Língua Brasileira de Sinais é como qualquer outro idioma: exige dedicação e tempo. Mas um dos maiores diferenciais de aprender Libras é a agilidade de raciocínio adquirida, pois aprendemos a pensar não só verbalmente por se tratar de uma língua com uma grande liberdade de expressão, com gestos, expressões faciais e corporais. Com isso, ficamos aptos a aprender com muito mais facilidade qualquer outra coisa, afinal, seu raciocínio estará muito mais veloz.

Aprender Libras é garantia de bons resultados tanto para a sociedade quanto para a sua carreira profissional. Por isso, o Instituto Cicep oferece um Curso Livre de Libras, que dá oportunidade tanto para quem já possui uma graduação, quanto para quem busca capacitação para conquistar uma colocação profissional no mercado de trabalho. Ao todo, o curso conta com 360 horas, com a duração de 12 meses e aulas totalmente presenciais. O Curso Livre de Libras oferece ainda certificado ao fim do curso, garantia na qualidade de ensino e na sua carreira profissional.

Entre em contato e saiba mais sobre nosso curso. Esperamos você para conquistar mais essa etapa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *